Como estabelecer uma rotina de estudos?

No texto anterior, comentei sobre a importância de estabelecermos uma rotina de estudos. Para aprender um idioma- e praticamente qualquer coisa- precisamos de repetição e prática, certo? Tem até uma expressão em inglês que gosto muito “practice makes perfect”!

Primeiramente, sugiro que você desenhe a sua semana. Algumas pessoas já têm esse hábito. Caso você não tenha, não se preocupe: nunca é tarde para começar! É algo até bem simples de fazer.

É interessante escolher um dia anterior ao começo de cada semana para colocar no papel- pode ser numa agenda eletrônica também, no Word, no Excel ou no applicativo de sua preferência- o que você fará, organizado em blocos de horário, como na foto abaixo. A partir disso, você conseguirá visualizar espaços disponíveis para incluir períodos de estudo.

planilha

 

Usar cores diferentes para cada atividade costuma ajudar bastante. Se a sua semana não costuma mudar, você raramente precisará alterar alguma coisa nesse desenho. Caso sua semana mude com frequência, revisões semanais serão mais frequentes e necessárias. Mas uma coisa é fato: quando a semana for começar, olhe para ela e veja quando e onde você vai estudar.

Bom, se você está fazendo aulas de inglês, vai precisar de um bloco de tempo para fazer seu homework. Aqui estamos falando do básico e imprescindível, certo?! Tudo bem se você não conseguir fazer tudo em uma tacada só. Encaixe seu homework na rotina de acordo com a sua disponibilidade de tempo, mas não deixe de fazê-lo. Sem atrasos!

Tendo esse tempo definido, encontre brechas para incluir outras atividades, como escutar músicas -prestando atenção à letra (escute uma vez, tentando reconhecer palavras, depois acompanhando a letra da música em inglês)-escutar podcasts, ler livros, revisar as anotações feitas no seu caderno, etc.

Peça ajuda ao seu professor na indicação de atividades adequadas ao seu nível de inglês e também aos seus objetivos. Dessa forma, você aproveita seu tempo da melhor maneira possível.

Outra dica é que, para a maioria de nós, é interessante incorporar um hábito novo por vez, assim não nos sobrecarregamos. Quando uma nova rotina estiver incorporada, ou seja, quando já realizamos aquilo sem tanto esforço, podemos dar o próximo passo.

E se numa semana seu planejamento não funcionar, não se desespere. Aprendemos por tentativas e erros, certo? Lembre-se do porquê você está estudando e qual a importância disso para você, faça os ajustes necessários e retome.

 

 

Organizar a sua semana permite também que você deixe os materiais já separados e em locais de fácil acesso. Se você vai passar muito tempo no metrô ou tem uma consulta médica, será uma ótima oportunidade para leitura ou pra rever vocabulário. Tendo esse painel da semana, você já deixa o livro e /ou o caderno bolsa para aquele dia.

Como deu pra perceber, estabelecer uma rotina legal tem bastante a ver com logística! As coisas vão fluir bem melhor. Aí é só persistir.

Abaixo a planilha para quem quiser baixar e começar a se organizar. Experimente e depois me conte se ajudou.

Baixe sua Timetable

Num próximo post explico melhor sobre as atividades que podemos ir encaixando em nossos blocos de estudo.

E você? Como organiza sua rotina? Se precisar de ajuda, pode agendar uma sessão de organização de rotina de estudos comigo.

Assista também ao vídeo: Como conseguir organizar sua rotina de estudos? (Parte 1)

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Como estabelecer uma rotina de estudos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s