Um dos nossos maiores desafios costuma ser o de criar e manter uma rotina de estudos, certo? Testei a técnica de Pomodoro (e adaptei) aplicada aos estudos e funcionou bem. Muitas vezes relutamos em iniciar uma tarefa porque pensamos que vai levar muito tempo, mas e se fosse só por 25 minutos?!
A técnica consiste em colocar um cronômetro para 25 minutos e aí se concentrar em uma determinada tarefa ou conjunto de tarefas até o alarme tocar. Depois disso, fazer uma pausa de 5 minutos– tomar água, ir ao banheiro, dar uma volta, escutar uma música, enfim, o que você quiser. Daí você volta para mais 25 até completar 4 turnos de 25minutos. E aí? Pausa de 30 minutos.
25 minutos>> pausa de 5 minutos>>25 minutos>>pausa de 5 minutos>>25 minutos>> pausa de 5 minutos>>25 minutos>>pausa de 30 minutos!
No meu caso, não fiz os 4 turnos. E é isso que gostaria de propor a vocês: nem sempre precisamos de mais de 25 minutos de estudo. E podemos começar com apenas 25 minutos por semana, por exemplo. Constância é mais importante que quantidade, não é mesmo? Os benefícios tendem a nos motivar a buscar aumentar o número de turnos, caso necessário-nem sempre é. E vamos concordar que 25 minutos é melhor que nada.
E, então? Vamos tentar essa semana? Tente já pensar em qual dia os 25 minutos se encaixariam. Deixe o material ou o que você vai estudar já separado. Tenho certeza que usando essa técnica todo mundo vai estar ter conseguido estudar inglês essa semana.
Um comentário sobre “Como a técnica de Pomodoro pode ajudar no estabelecimento de uma rotina de estudos?”