Como a técnica de Pomodoro pode ajudar no estabelecimento de uma rotina de estudos?

timer

Um dos nossos maiores desafios costuma ser o de criar e manter uma rotina de estudos, certo? Testei a técnica de Pomodoro (e dei uma adaptada) aplicada aos estudos e funcionou bem. Muitas vezes relutamos em iniciar uma tarefa porque pensamos que vai levar muito tempo, mas e se fosse só por 25 minutos?!

A técnica consiste em colocar um cronômetro para 25 minutos e aí se concentrar em uma determinada tarefa ou conjunto de tarefas até o alarme tocar. Depois disso, fazer uma pausa de 5 minutos– tomar água, ir ao banheiro, dar uma volta, escutar uma música, enfim, o que você quiser. Daí você volta para mais 25 até completar 4 turnos de 25minutos. E aí? Pausa de 30 minutos.

25 minutos>> pausa de 5 minutos>>25 minutos>>pausa de 5 minutos>>25 minutos>> pausa de 5 minutos>>25 minutos>>pausa de 30 minutos!

No meu caso, não fiz os 4 turnos. E é isso que gostaria de propor a vocês: nem sempre precisamos de mais de 25 minutos de estudo. E podemos começar com apenas 25 minutos por semana, por exemplo. Constância é mais importante que quantidade, não é mesmo? Os benefícios tendem a nos motivar a buscar aumentar o número de turnos, caso necessário-nem sempre é. E vamos concordar que 25 minutos é melhor que nada. =)

E, então? Vamos tentar essa semana? Tente já pensar em qual dia os 25 minutos se encaixariam. Deixe o material ou o que você vai estudar já separado. Tenho certeza que usando essa técnica todo mundo vai estar de homework feito essa semana. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s